Retiro da Pascom fortalece espiritualidade e partilha na Semana da Comunicação
- Arquidiocese de Pelotas
- 5 de jun.
- 2 min de leitura

Pelotas sediou no último sábado, 31 de maio, o Retiro Anual da Pastoral da Comunicação (Pascom), um evento que marcou a Semana da Comunicação na Arquidiocese. O encontro reuniu, nas dependências da Paróquia São Cristóvão, representantes de 10 paróquias, promovendo momentos de formação, reflexão e partilha sobre a comunicação a serviço da evangelização.

A programação do retiro foi cuidadosamente elaborada para aprofundar a espiritualidade dos comunicadores. Após a acolhida, apresentação e oração inicial, o palestrante Manoel Jesus conduziu uma palestra inspirada na mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2025: "Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações (cf. 1 Pd 3,15-16)". A reflexão abordou a importância de comunicar a esperança com mansidão, especialmente em um contexto de desinformação e polarização. Em seguida, uma mesa redonda permitiu a valiosa partilha da atuação das equipes paroquiais, fomentando a troca de experiências e boas práticas.

Na segunda parte do retiro, Manoel Jesus abordou a "Espiritualidade do comunicador católico". A palestra destacou elementos essenciais para manter uma vida espiritual equilibrada no apostolado da comunicação, incluindo a Palavra Encarnada como modelo, a Trindade como comunidade de amor e a Igreja como comunidade comunicante. Práticas como a leitura orante da Bíblia, participação nos Sacramentos, retiros, direção espiritual e comunhão fraterna foram enfatizadas como fundamentais para a espiritualidade do comunicador. O retiro foi encerrado com um momento de Adoração Eucarística iluminado pelo testemunho do jovem beato Carlo Acuttis, seguido pela Santa Missa, presidida pelo Pe. Marcelo Silva.

Para Lupi dos Santos, membro da Coordenação da Pascom, o retiro foi um momento importante de reencontro dos agentes, uma forma de celebrar o Dia Mundial da Comunicação e que pretende consolidar a data no calendário arquidiocesano. Ele também afirmou "foi um momento muito especial, pois conseguimos reencontrar diversos agentes paroquiais da Pastoral, partilhar as experiências, aprofundar a temática da comunicação e, principalmente, rezar juntos!".
Comentários