• Dom Jacinto Bergmann

"A Palavra de Deus para Hoje" 16-01 18


O evangelista Marcos apresenta no Evangelho de hoje o episódio de Jesus passando por uns campos de trigo em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. Então, logo, veio a crítica dos fariseus: "Olha! Por que fazem em dia de sábado o que não é permitido?" Jesus responde a essa crítica evocando a atitude do rei Davi que entrou no Templo no dia de sábado e comeu os pães oferecidos a Deus e ainda os deu aos seus companheiros. Atitude essa que era só permitida aos sacerdotes. E Jesus, então, deu a grande lição, dizendo: "O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado!”

Essa lição valeu para o tempo de Jesus, pois os fariseus tinham feito do relacionamento com Deus e com os outros um puro cumprimento de normas. Transformaram a lei em escravidão e perderam o espírito da lei.

Essa lição de Jesus vale para todos os tempos. Também nós podemos fazer do relacionamento com Deus e com os outros um puro cumprimento de normas. Transformar a lei em escravidão e perder o espírito da lei.

A norma é importante, mas deve estar a serviço de Deus e dos outros. Como somos tentados, até através das normas, dos costumes, dos interesses, aproveitar-se de Deus e dos outros!


0 visualização
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube