• Ir. Cristiane

Simplicidade


Como poderíamos definir a simplicidade? Santa Júlia nos diz que a simplicidade é a abertura à bondade de Deus, um desejo sincero de acolher a Deus nos acontecimentos concretos do dia a dia.

Para ajudar na compreensão, Santa Júlia fez uso da metáfora: um coração simples é semelhante a um cristal penetrado pelos raios solares; ou, a simplicidade é parecida com um girassol que segue todos os movimentos do sol e sempre se vira em sua direção. Júlia nos convida a seguirmos sempre em direção de Deus, como faz o Girassol. “ Sejamos simples diante do bom Deus. Vá com simplicidade diretamente a um Pai tão bom. Nosso coração deveria dilatar-se em amor e gratidão por todos os benefícios recebidos” A simplicidade é um presente de Deus para nós, é uma característica marcante na personalidade de Jesus. A mensagem de Jesus sempre teve a intenção de proporcionar exemplo de simplicidade e objetividade à consciência daqueles que carregavam significativa bagagem de informação e conhecimento, entretanto ainda não tinham conseguido entender que tudo deve convergir para expansão do amor, e que esse sublime sentimento nasce da simplicidade.

Vivemos falando que a beleza da vida reside nas coisas simples, mas será que verdadeiramente aceitamos a simplicidade da vida? Entendemos que dela depende o modo como olhamos e acolhemos tudo o que nos envolve? O verdadeiro amor, é encontrado no coração de Deus, vem do alto, é sagrado, e simples. Jesus não esperou ser amado para amar. O amor, assim como a verdadeira simplicidade perderam espaço no mundo globalizado, onde a verdade, a poesia e o lirismo foram se volatizando quando ainda insistiam em que se fazer ouvir.

Por isso, dediquemo-nos a apreciar as coisas simples e a praticar gestos de amor, no anonimato. Despojemo-nos de toda vaidade, arrogância e orgulho... sejamos simples como Jesus é simples! Que nos permitamos a nos alegrar e agregar valores àquilo que é simples. Ah, não precisamos complicar o maravilhoso espetáculo que é a vida.

Ir. Cristiane


0 visualização
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube