FALSOS PASTORES E A FÉ POPULAR

Conversando com pessoas de variadas filosofias e religiões, a pergunta é: "o que está acontecendo?" Gente simples desejando saber o que se passa com padres, pastores, pais de santo, lideranças espíritas... Não sei explicar o que transtorna quem se diz representante de Deus e acaba, exatamente, mostrando caminhos diferentes: a ganância por dinheiro e poder. Um tempo difícil em que a fé das pessoas é posta à prova por aqueles e aquelas que deveriam ser testemunhas vivas dos seus credos. O curandeiro João de Deus levou para Abadiânia (Goiás) pessoas desesperadas. Inicialmente das redondezas, passou a atrair a atenção de todos os cantos do Brasil e virou fenômeno na mídia internacional. Além do povo, políticos e artistas chegaram à casa Dom Inácio de Loyola em busca de cura e de consolo. O médium que dizia fazer a intermediação com o divino foi denunciado e condenado pelo estupro de mais de 300 mulheres, falsidade ideológica, corrupção, coação e posse ilegal de armas. Pastora, cantora e deputada federal, Flordelis é a mulher que chegou a afirmar que sua família era seu bem maior. Atualmente com 55 filhos, entre acolhidos e de fato, transformou-se em organização criminosa, apontada como responsável pela morte de Anderson do Carmo (que antes sofreu tentativa de envenenamento). Inicialmente, adotado por ela, passou a ser "genro" - namorava uma de suas "filhas" - e acabou sendo seu marido, com o qual fundou a Comunidade Evangélica Ministério Flordelis. Preso, no Rio, o pastor Everaldo é acusado de participar de esquema de corrupção e lavagem de dinheiro, especialmente recursos destinados ao enfrentamento da pandemia do coronavírus. Mentor do então "católico" Jair Messias, que batizou no Rio Jordão, preparando evangélicos para a sua escalada ao Planalto. Depois, trouxe Wilson Witzel (agora em processo de impedimento como governador do estado do Rio de Janeiro) para a política, "inventando" a candidatura de um desconhecido juiz federal. Abatido e acuado. Esta era a imagem do padre Robson na entrevista ao Fantástico. Chegou ao ponto de dizer que o desvio e lavagem de dinheiro vindo da doação de fieis "foi com a melhor das intenções", esqueceu de que, de bem intencionados, até o inferno está cheio... O destaque da TV do Divino Pai Eterno foi traído por um sonho megalomaníaco: a construção da basílica de Trindade, em Goiânia. Com todos os ingredientes dos livros e filmes de suspense, envolvendo dinheiro, poder e sexo. Líderes carismáticos que manobram a fé popular: a tentativa do povo de se expressar, nos grotões ou nos meios urbanos. Por simplicidade e carências, precisa de quem zele por sua religiosidade. É então que encontra aproveitadores - Jesus os chamou de "falsos pastores". Desprezam a crença alheia e dela se aproveitam. A hipocrisia de quem não tem consideração com a fé dos outros e mostra a pobreza do seu caráter.